Conceitos Básicos

PLANO DE GESTÃO     Captura de tela de 2015-08-31 09:09:49

O PG é um instrumento de gestão que equivale ao programa de governo de uma Administração, com abrangência de quatro anos. Fundamentado nas premissas do planejamento estratégico e estruturado em objetivos, metas e ações, o Plano de Gestão visa principalmente estabelecer uma dinâmica condizente com as políticas de expansão e de desenvolvimento da Instituição.

O Plano de Gestão deve apresentar compatibilidade com os demais processos que compõem o Planejamento Institucional da UFV e sua elaboração é coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento e tem a participação de todas as unidades acadêmico-administrativas da UFV.

Planejamento Estratégico

Método gerencial capaz de incorporar as mudanças do ambiente, orientar a tomada de decisão e mobilizar a comunidade interna de uma instituição para atingir a excelência de seus resultados e construir seu futuro.

Geralmente elaborado por meio de processo formal, sistemático e dinâmico, tem como características básicas as fases de: análise dos ambientes interno e externo, planificação, avaliação de resultados e correção de rumos.

Missão

Exprime o propósito ou a razão de ser de uma instituição.

A declaração de missão serve como critério geral para orientar a tomada de decisão e auxiliar na escolha das diretrizes estratégicas, bem como para que a instituição não perca o foco de suas responsabilidades essenciais.

Quando internalizada, a missão cria um clima de comprometimento dos membros da instituição com as atividades nela desenvolvidas.

Valores:

São princípios fundamentais e permanentes de uma instituição; representam as convicções dominantes, crenças básicas, àquilo em que a maioria das pessoas da instituição acredita.

Não demandam justificativas externas, têm valor e importância intrínsecos e são elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na instituição, contribuindo para a unidade e coerência do trabalho.

Visão de Futuro:

Incorpora as aspirações da instituição e descreve a posição futura por ela desejada.

Definir a posição futura desejada permite, aos membros da instituição, compreender o que é necessário implementar ou mudar para que a visão seja concretizada.

Uma visão compartilhada mobiliza os membros da instituição para agirem em prol dos objetivos organizacionais.

Objetivos:

Resultados a serem alcançados pela instituição, no contexto de seu ambiente, para concretizar sua visão de futuro e cumprir sua missão.

Funcionam como padrões qualitativos de desempenho presente e futuro, que a instituição deseja alcançar. Quando esses padrões são quantitativos, chamam-se metas.

Metas:

As metas caracterizam-se como elementos propulsores de gestão e, portanto, orientadoras das ações destinadas ao cumprimento da missão e dos objetivos da instituição. Normalmente são quantificáveis e com prazo para alcançar os desafios.

Ações:

São atitudes e tomadas de decisão necessárias ao cumprimento da meta.

Bibliografia Básica Sugerida:

CERTO, Samuel C. & PETER, Paul J. Administração Estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 2ª. ed.. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005.

DRUCKER, Peter, Introdução à Administração, São Paulo, Pioneira, 1984.

MINTZBERG, H.; LAMPEL, J.; QUINN, J. B.; GLOSHAL, S. O Processo da Estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. p. 39-43. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL J. Safári de Estratégia: um roteiro prático pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

WRIGHT, P.; KROLL, M.; PARNELL, L. Administração Estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

Endereço

Universidade Federal de Viçosa  – Campus Viçosa
PPO – Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento
Ed. Arthur Bernardes, 2º andar, sala 203
Avenida P. H. Rolfs, s/n -Viçosa-MG – CEP: 36570-900
Tel.: (31) 3899-2142 – Fax: (31) 3899-2178
e-mail: ppo@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress