Plano Estratégico
Identidade Estratégica
Missão
A Universidade Federal de Viçosa tem como missão promover, por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, o avanço das ciências, letras e artes, a excelência, a inovação, o desenvolvimento institucional, a formação de cidadãos com visão técnica, científica e humanística, capazes de enfrentar desafios e atender às demandas da sociedade, e a inclusão social.
Valores
Ética, transparência, responsabilidade, legalidade, excelência, eficiência, comprometimento social, igualdade, cidadania e respeito às diversidades.
Visão de Futuro
Consolidar-se como instituição de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, reconhecida pela comunidade científica e pela sociedade, nacional e internacionalmente.
Mapa Estratégico
No Mapa Estratégico da UFV estão descritos valores, missão, visão de futuro e finalidades da Instituição, bem como os Objetivos Institucionais revisados para o período de 2020-2023, agrupados em áreas afins a ensino, pesquisa, extensão e gestão. Os Objetivos Institucionais numerados de 1 a 10 correspondem aos macroprocessos finalísticos da UFV, incluindo o aprimoramento da internacionalização que, em detrimento de sua transversalidade, está mais voltado às atividades-fim da Instituição. Os demais objetivos estão relacionados às atividades-meio, que correspondem à gestão institucional.

Cadeias de Valor
Os valores públicos da Universidade Federal de Viçosa se manifestam nos produtos oriundos dos processos que implicam as finalidades da Instituição, expressas no art. 2º do seu Estatuto, com base na indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão.
Cadeia de Valor do Ensino

Valor Público Gerado
Exercício 2020
Exercício 2021
Cadeia de Valor da Pesquisa e Pós-Graduação
Valor Público Gerado
Exercício 2020
Exercício 2021
Cadeia de Valor da Extensão e Cultura

Valor Público Gerado
Exercício 2020
Exercício 2021
Objetivos Institucionais e Metas Estratégicas
Os Objetivos Institucionais e Metas Estratégicas da Universidade Federal de Viçosa foram revisados para o período de 2020-2023, e aprovados pelo Conselho Universitário (Consu), em 17 de setembro de 2020.
Avaliação do Plano Estratégico