O PG é um instrumento de gestão que equivale ao programa de governo de uma Administração, com abrangência de quatro anos. Fundamentado nas premissas do planejamento estratégico e estruturado em objetivos, metas e ações, o Plano de Gestão visa principalmente estabelecer uma dinâmica condizente com as políticas de expansão e de desenvolvimento da Instituição.
O Plano de Gestão deve apresentar compatibilidade com os demais processos que compõem o Planejamento Institucional da UFV e sua elaboração é coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento e tem a participação de todas as unidades acadêmico-administrativas da UFV.
Método gerencial capaz de incorporar as mudanças do ambiente, orientar a tomada de decisão e mobilizar a comunidade interna de uma instituição para atingir a excelência de seus resultados e construir seu futuro.
Geralmente elaborado por meio de processo formal, sistemático e dinâmico, tem como características básicas as fases de: análise dos ambientes interno e externo, planificação, avaliação de resultados e correção de rumos.
Exprime o propósito ou a razão de ser de uma instituição.
A declaração de missão serve como critério geral para orientar a tomada de decisão e auxiliar na escolha das diretrizes estratégicas, bem como para que a instituição não perca o foco de suas responsabilidades essenciais.
Quando internalizada, a missão cria um clima de comprometimento dos membros da instituição com as atividades nela desenvolvidas.
São princípios fundamentais e permanentes de uma instituição; representam as convicções dominantes, crenças básicas, àquilo em que a maioria das pessoas da instituição acredita.
Não demandam justificativas externas, têm valor e importância intrínsecos e são elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na instituição, contribuindo para a unidade e coerência do trabalho.
Incorpora as aspirações da instituição e descreve a posição futura por ela desejada.
Definir a posição futura desejada permite, aos membros da instituição, compreender o que é necessário implementar ou mudar para que a visão seja concretizada.
Uma visão compartilhada mobiliza os membros da instituição para agirem em prol dos objetivos organizacionais.
Resultados a serem alcançados pela instituição, no contexto de seu ambiente, para concretizar sua visão de futuro e cumprir sua missão.
Funcionam como padrões qualitativos de desempenho presente e futuro, que a instituição deseja alcançar.
As metas caracterizam-se como elementos propulsores de gestão e, portanto, orientadoras das ações destinadas ao cumprimento da missão e dos objetivos da instituição. Normalmente são quantificáveis e com prazo para alcançar os desafios.
São atitudes e tomadas de decisão necessárias ao cumprimento da meta.
Análise Swot
Diagnóstico do ambiente interno (forças e fraquezas) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças)
Construção de Cenários
Analisar possíveis situações futuras da organização, possibilitando respostas mais rápidas.
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