Conceitos Básicos

PLANO DE GESTÃO     

O PG é um instrumento de gestão que equivale ao programa de governo de uma Administração, com abrangência de quatro anos. Fundamentado nas premissas do planejamento estratégico e estruturado em objetivos, metas e ações, o Plano de Gestão visa principalmente estabelecer uma dinâmica condizente com as políticas de expansão e de desenvolvimento da Instituição.
O Plano de Gestão deve apresentar compatibilidade com os demais processos que compõem o Planejamento Institucional da UFV e sua elaboração é coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento e tem a participação de todas as unidades acadêmico-administrativas da UFV.


Planejamento Estratégico

Método gerencial capaz de incorporar as mudanças do ambiente, orientar a tomada de decisão e mobilizar a comunidade interna de uma instituição para atingir a excelência de seus resultados e construir seu futuro.

Geralmente elaborado por meio de processo formal, sistemático e dinâmico, tem como características básicas as fases de: análise dos ambientes interno e externo, planificação, avaliação de resultados e correção de rumos.


Missão

Exprime o propósito ou a razão de ser de uma instituição.

A declaração de missão serve como critério geral para orientar a tomada de decisão e auxiliar na escolha das diretrizes estratégicas, bem como para que a instituição não perca o foco de suas responsabilidades essenciais.

Quando internalizada, a missão cria um clima de comprometimento dos membros da instituição com as atividades nela desenvolvidas.


Valores

São princípios fundamentais e permanentes de uma instituição; representam as convicções dominantes, crenças básicas, àquilo em que a maioria das pessoas da instituição acredita.

Não demandam justificativas externas, têm valor e importância intrínsecos e são elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na instituição, contribuindo para a unidade e coerência do trabalho.


Visão de Futuro

Incorpora as aspirações da instituição e descreve a posição futura por ela desejada.

Definir a posição futura desejada permite, aos membros da instituição, compreender o que é necessário implementar ou mudar para que a visão seja concretizada.

Uma visão compartilhada mobiliza os membros da instituição para agirem em prol dos objetivos organizacionais.


Objetivos

Resultados a serem alcançados pela instituição, no contexto de seu ambiente, para concretizar sua visão de futuro e cumprir sua missão.

Funcionam como padrões qualitativos de desempenho presente e futuro, que a instituição deseja alcançar.


Metas

As metas caracterizam-se como elementos propulsores de gestão e, portanto, orientadoras das ações destinadas ao cumprimento da missão e dos objetivos da instituição. Normalmente são quantificáveis e com prazo para alcançar os desafios.


Ações

São atitudes e tomadas de decisão necessárias ao cumprimento da meta.


Ferramentas de Gestão

Análise Swot

Diagnóstico do ambiente interno (forças e fraquezas) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças)



Construção de Cenários

Analisar possíveis situações futuras da organização, possibilitando respostas mais rápidas.


Bibliografia Básica Sugerida

CERTO, Samuel C. & PETER, Paul J. Administração Estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 2ª. ed.. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005.

DRUCKER, Peter, Introdução à Administração, São Paulo, Pioneira, 1984.

MINTZBERG, H.; LAMPEL, J.; QUINN, J. B.; GLOSHAL, S. O Processo da Estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. p. 39-43. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL J. Safári de Estratégia: um roteiro prático pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: um guia de conhecimentos para as Instituições Federais de Ensino . / Tomás Dias Sant’Ana… [et al]. – Alfenas: FORPDI, 2017. 130 p.; il.; PDF Livro Eletrônico – E-BOOK

WRIGHT, P.; KROLL, M.; PARNELL, L. Administração Estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.